Diante do pluralismo existente em nossa sociedade, percebe-se que os
valores humanos, éticos e religiosos sofrem para manterem suas
identidades. Desta forma, o Ensino Religioso tem muito a contribuir nas
escolas e na formação humana. Não é possível pensar em educação de
qualidade que não atinja a dimensão religiosa do ser humano. A formação
humana deve ser integral contemplando a religiosidade.
É importante distinguir o Ensino Religioso de Catequese. O Ensino
Religioso tem que ser visto como uma área da educação ate pouco tempo
era visto como via de mão única, um elemento evangelizador da escola. O
papel do Ensino religioso é despertar o educando para o mundo do
conhecimento religioso, abrindo-se para o pluralismo religioso e para a
alteridade, promovendo assim uma ação transformadora capaz de garantir o
respeito a diversidade, a pluralidade e o reconhecimento da importância
de todas as tradições religiosas. O ensino religioso possibilita um
diálogo entre e cultura e a descoberta desenvolvendo a dimensão
religiosa respeitando as diferenças culturais e religiosas.
O professor de Ensino Religioso por sua vez pode tranqüilamente possuir
experiência religiosa ou alguma identidade religiosa, porem não pode ser
fundamentalista. Existem vários caminhos para se chegar ao
Transcendente e esses caminhos devem ser respeitados.
A disciplina de Ensino Religioso oferece aos Educandos elementos
significativos para sua formação integral, tendo como eixo curricular as
culturas, as religiões, os textos sagrados, as teologias, os ritos e o
Ethos, visando a sua formação cultural como também sua formação humana e
religiosa, tendo como resultado final uma formação integral do ser
humano, holística e sistêmica. Proporcionando assim o conhecimento dos
elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das
experiências religiosas percebidas no contexto sócio-cultural da
sociedade.
É tarefa do professor de Ensino Religioso criar metodologia e didáticas
para superar o proselitismo e fundamentalismo religioso, bem como evitar
a catequização neste espaço. Criar um quadro sobre tradições religiosas
evitando exclusão, oferecer espaço para debate e reflexão em torno das
tradições religiosas, assim como ser exemplo e dialogar com o diferente.
(Texto de autoria de Robson Stigar, na artigonal)
Abaixo, algumas atividades que podem auxiliar o professor:
Ensino Religioso 2° ano de escolaridade.rar
Ensino Religioso 3° ano de escolaridade .rar
Ensino Religioso 4° ano de escolaridade.rar
Diante do pluralismo existente em nossa sociedade, percebe-se que os
valores humanos, éticos e religiosos sofrem para manterem suas
identidades. Desta forma, o Ensino Religioso tem muito a contribuir nas
escolas e na formação humana. Não é possível pensar em educação de
qualidade que não atinja a dimensão religiosa do ser humano. A formação
humana deve ser integral contemplando a religiosidade.
É importante distinguir o Ensino Religioso de Catequese. O Ensino
Religioso tem que ser visto como uma área da educação ate pouco tempo
era visto como via de mão única, um elemento evangelizador da escola. O
papel do Ensino religioso é despertar o educando para o mundo do
conhecimento religioso, abrindo-se para o pluralismo religioso e para a
alteridade, promovendo assim uma ação transformadora capaz de garantir o
respeito a diversidade, a pluralidade e o reconhecimento da importância
de todas as tradições religiosas. O ensino religioso possibilita um
diálogo entre e cultura e a descoberta desenvolvendo a dimensão
religiosa respeitando as diferenças culturais e religiosas.
O professor de Ensino Religioso por sua vez pode tranqüilamente possuir
experiência religiosa ou alguma identidade religiosa, porem não pode ser
fundamentalista. Existem vários caminhos para se chegar ao
Transcendente e esses caminhos devem ser respeitados.
A disciplina de Ensino Religioso oferece aos Educandos elementos
significativos para sua formação integral, tendo como eixo curricular as
culturas, as religiões, os textos sagrados, as teologias, os ritos e o
Ethos, visando a sua formação cultural como também sua formação humana e
religiosa, tendo como resultado final uma formação integral do ser
humano, holística e sistêmica. Proporcionando assim o conhecimento dos
elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das
experiências religiosas percebidas no contexto sócio-cultural da
sociedade.
É tarefa do professor de Ensino Religioso criar metodologia e didáticas
para superar o proselitismo e fundamentalismo religioso, bem como evitar
a catequização neste espaço. Criar um quadro sobre tradições religiosas
evitando exclusão, oferecer espaço para debate e reflexão em torno das
tradições religiosas, assim como ser exemplo e dialogar com o diferente.
(Texto de autoria de Robson Stigar, na artigonal)
Abaixo, algumas atividades que podem auxiliar o professor:
Ensino Religioso 2° ano de escolaridade.rar
Ensino Religioso 3° ano de escolaridade .rar
Ensino Religioso 4° ano de escolaridade.rar
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