Socializo com vocês, para quem possa interessar...
ESCOLA BÁSICA PREFEITO ALBERTO WERNER
PROFESSORA DO AEE: ANDRÉA REGINA MARQUES PADILHA.
PLANO DO AEE PARA EDUCANDA COM TGD - 2012
NOME: I.S.C
IDADE: 07 ANOS SÉRIE: 2º ANO TURNO: VESPERTINO
PROFESSORA DO AEE: ANDRÉA PADILHA – AEE
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: M. L.
AGENTE: M.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar à educanda a possibilidade
de relacionar-se com conteúdos acadêmicos e conceitos básicos
condizentes com sua faixa etária, objetivando aprimorar seus
conhecimentos pré-adquiridos, visando sua maior independência e
autonomia nas atividades de vida diária e favorecendo a comunicação e
adequação de seu comportamento nas diversas situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) ACADÊMICOS
A aluna deverá ser capaz de:
·Segurar objetos;
·Realizar encaixes em eixos fixos;
·Interessar-se por brinquedos;
·Associar escova de dentes à atividade de escovação;
·Associar colher à atividade de lanche;
·Associar bolinha à atividade de estimulação;
·Associar copo à atividade de beber água;
·Segurar giz de cera, apresentando boa preensão;
·Apresentar movimento de pinça;
·Realizar atividades de pintura sem limites;
·Participar de atividades de colagem com diversos tipos de materiais, com diferentes texturas;
·Interagir em atividades envolvendo cores primárias;
·Manipular formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo;
·Identificar as partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
·Interessar-se por livros de histórias infantis;
·Manusear massa de modelar;
·Discriminar fonte sonora;
·Demonstrar sensação ao manusear texturas;
·Interagir com outras crianças;
·Imitar movimentos de bater palmas;
·Imitar movimentos de fazer tchau;
·Imitar movimentos de mandar beijo;
B) COMPORTAMENTAIS
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir água;
·Obedecer ordens simples;
·Esperar sua vez durante as atividades;
·Reduzir comportamento de jogar objetos ao chão;
·Permanecer sentada durante 15 minutos;
·Direcionar a atenção para a tarefa;
·Diminuir exploração sensorial (colocar objetos na boca);
·Reduzir comportamento de gritar e auto-mutilação quando frustrada;
·Reduzir a destrutividade nos momentos de realização das atividades;
·Reduzir agitação enquanto realiza atividades.
·Nos
momentos de agitação, oferecer dicas verbais e/ou gestuais para que a
aluna atente-se para a atividade que estava sendo realizada;
·Confeccionar atividades que sejam do interesse da aluna, para que permaneça sentada durante maior período de tempo;
C) OBJETIVOS PARA COMUNICAÇÃO
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir o que quer;
·Expressar-se com apoio dos cartões concretos;
·Pedir ajuda.
D) OBJETIVOS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
A aluna deverá ser capaz de:
·Caminhar corretamente ao lado da professora;
·Caminhar em ritmo apropriado;
·Sentar-se corretamente durante o lanche;
·Mastigar corretamente os alimentos;
·Alimentar-se com independência;
·Escovar os dentes com independência;
·Lavar as mãos;
·Secar as mãos;
·Despir-se com independência;
·Vestir-se com independência;
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o 2º Semestre
Frequência: 1 vez na semana – Toda segunda-feira
Tempo de Atendimento: 1 hora – Das 10:40h às 11:40h.
Composição do atendimento:
Individual / Em momentos que se fizer necessário a professora do AEE
convidará 1 ou 2 alunos do programa Segundo Tempo para participarem da
atividade com a educanda.
CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·Nome próprio;
·Expressão oral;
·Formas de comunicação;
·Leitura e apreciação de histórias;
·Músicas.
CONHECIMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO:
·Cores;
·Formas geométricas;
·Texturas;
NATUREZA E SOCIEDADE:
·Sequência temporal;
·Convívio em grupo;
·Alimentação;
·Esquema corporal;
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·Higiene pessoal (bucal, e durante as refeições);
·Independência na realização das A.V.Ds;
·Socialização.
MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE:
·Rasgadura;
·Colagem;
·Pintura livre;
·Coordenação viso-motora e motora fina;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
ATIVIDADE DE CUMPRIMENTOS, BOM DIA E DESPEDIDA DA MÃE:
Todos os dias ao
chegar para o atendimento realizaremos a atividade de chegada sendo
trabalhados alguns conceitos: primeiro cumprimentos (OLÁ, BOM DIA,
ABRAÇO NA PROFE...), OUVIR SEU nome e nome da mamãe, despedida da mãe
(TCHAU, ACENO COM A MÃO)
ATIVIDADE DE CHEGADA:
Diariamente sentar na
mesinha e através de CARTAZ DO TEMPO/ PAINEL DE BOM DIA participar da
identificação do tempo (sol, chuva, nublado) e socialização com a
professora da ficha adequada.A atividade será realizada através de
música cantada pela professora e aluna e da utilização do painel do bom
dia, no qual a aluna deverá identificar seu nome e imagem e expressar
como está o tempo por meio de figura. A atividade será realizada na
mesinha. Duração de 20 a 30 minutos.
“BOM DIA I..........,
COMO ESTÁ O DIA ?
HOJE TEM/ ESTÁ …. (SOL/ CHUVA/ NUBLADO)
APRENDENDO:
Esta atividade será realizada em qualquer momento que a aluna precisar
de ajuda para executar uma tarefa, ou seja, quando a aluna está em
processo de aprendizagem de um conteúdo acadêmico, bem como uma
habilidade comportamental ou motora, sendo que a professora dará o
auxílio necessário para que a aluna realize-a corretamente.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL:
A atividade será realizada diariamente, na sala de aula ou no pátio da
escola, com duração aproximada de 30 minutos. A aluna será estimulada em
sua percepção tátil, visual e auditiva, através do uso de materiais
diversificados. Serão trabalhadas também as habilidades de imitação,
percepção e integração mãos e olhar.
VAMOS RABISCAR?:
A atividade será realizada na mesinha de trabalho, quinzenalmente, com
duração aproximada de 20 a 30 minutos. Serão oferecidas à aluna
atividades em folha de sulfite ou cartolina, com utilização de diversos
materiais, como giz de cera, tinta guache, pápeis diversos com
diferentes texturas, cola colorida, entre outros, visando o contato
inicial da mesma com esses materiais de trabalho.
COMUNICAÇÃO:
A atividade será realizada na mesinha, com duração aproximada de 15
minutos, onde será estimulada a comunicação visual através de diversos
tipos de atividades, como leitura de livros infantis pela professora e
manuseio pela aluna, fantoches e figuras variadas.
ATIVIDADE EM PEQUENO GRUPO:
Atividade realizada na mesinha, com a participação de uma ou duas
crianças, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa atividade, serão
oferecidos blocos de montar, bolas, jogos de encaixe, carros, bonecas,
brinquedos diversos entre outros, favorecendo o lúdico e a interação com
outras crianças. Todos os alunos participarão juntos da atividade.
ESPERAR:
Momento no qual a aluna deverá permanecer no seu lugar (mesa de
trabalho), enquanto espera para realizar uma atividade. Poderá ficar com
algum objeto do seu interesse para evitar comportamentos inadequados
devido à ociosidade.
LANCHE: Atividade realizada no refeitório, uma vez ao mês, com duração de 15 minutos. Utilizaremos os talheres adaptados.
ESCOVAÇÃO:
A aluna terá alguns minutos destinados à sua higiene bucal, após o
lanche, sendo que a mesma será estimulada a realizá-la com
independência, podendo a professora auxiliar na aprendizagem tanto
verbalmente quanto fisicamente, enquanto necessário.
MÚSICA:
Atividade de ouvir, cantar, bater palmas no ritmo, seja em frente ao
espelho seja em frente ao computador.Será realizada quinzenalmente na
sala de recursos com a professora Andréa.
OUVIR MÚSICA: A atividade será realizada na sala. Serão colocados CDs de músicas infantis para que aluna aprimore a percepção auditiva.
TREINO DE RUA:
Esta atividade tem como objetivo ensinar a aluna a caminhar de forma
adequada na rua, desenvolvendo atenção e noção de perigo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Disponíveis na Unidade Escolar:
·Giz de cera
·Massa de modelar
·Cola
·Papel crepom
·Cola colorida
·Jogos pedagógicos
·Brinquedos diversos
·Livros infantis
·Instrumentos Muiscais
·Caneta hidrocor
·Barbante
·Pasta de dente
·Escova de dente
·Sabonete
·Toalha
Necessitam ser adquiridos:
Necessitam ser adquiridos:
·Bolas de borracha;
·Brinquedos que produzem sons;
·Tinta guache;
·Folhas de sulfite e cartolina;
·EVA
·Velcro
·Pistola de cola quente
·Refis de cola quente
· Papel laminado
·Palito de sorvete
·Palito de fósforo
·Durex colorido
Necessitam serem produzidos:
· Chocalhos;
·Fichas de Comunicação Alternativa;
·Cartaz do Tempo/ Bom Dia
Adequações de materiais:
·Engrossadores de lápis;
·Talheres adaptados ( aquisição da EU em 2011)
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·Professora de sala de aula;
·Agente de Atividade em Ed. Especial;
·Professora de Artes e Ed. Física;
·Colegas da turma;
·Equipe Técnico-pedagógica;
·Funcionários da escola (merendeiras, zeladoras...)
AVALIAÇÃO
A observação e
avaliação da educanda dar-se-á durante o desenvolvimento do trabalho,
verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os
objetivos, se necessário.
O processo avaliativo
será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento
individual do aluno, conforme critérios pré-estabelecidos. Serão utilizados os seguintes critérios de AVALIAÇÃO para o AEE:
Níveis de respostas aos objetivos propostos no bimestre:
ALCANÇOU – A / COR VERDE (quando a educanda demonstrar independência para tal objetivo, ou seja, houve a aprendizagem)
NECESSITA DE AUXÍLIO – N.A / COR AZUL (quando
a educanda conseguir atingir em determinados momentos os objetivos
propostos, porém somente com auxílio verbal e/ou gestual para a
habilidade avaliada)
NÃO ALCANÇOU – N.A / COR LARANJA (quando a aluna necessitar de auxílio físico parcial ou total para a execução da atividade).
Referências Bibliográficas:
Socializo com vocês, para quem possa interessar...
ESCOLA BÁSICA PREFEITO ALBERTO WERNER
PROFESSORA DO AEE: ANDRÉA REGINA MARQUES PADILHA.
PLANO DO AEE PARA EDUCANDA COM TGD - 2012
NOME: I.S.C
IDADE: 07 ANOS SÉRIE: 2º ANO TURNO: VESPERTINO
PROFESSORA DO AEE: ANDRÉA PADILHA – AEE
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: M. L.
AGENTE: M.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar à educanda a possibilidade
de relacionar-se com conteúdos acadêmicos e conceitos básicos
condizentes com sua faixa etária, objetivando aprimorar seus
conhecimentos pré-adquiridos, visando sua maior independência e
autonomia nas atividades de vida diária e favorecendo a comunicação e
adequação de seu comportamento nas diversas situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) ACADÊMICOS
A aluna deverá ser capaz de:
·Segurar objetos;
·Realizar encaixes em eixos fixos;
·Interessar-se por brinquedos;
·Associar escova de dentes à atividade de escovação;
·Associar colher à atividade de lanche;
·Associar bolinha à atividade de estimulação;
·Associar copo à atividade de beber água;
·Segurar giz de cera, apresentando boa preensão;
·Apresentar movimento de pinça;
·Realizar atividades de pintura sem limites;
·Participar de atividades de colagem com diversos tipos de materiais, com diferentes texturas;
·Interagir em atividades envolvendo cores primárias;
·Manipular formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo;
·Identificar as partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
·Interessar-se por livros de histórias infantis;
·Manusear massa de modelar;
·Discriminar fonte sonora;
·Demonstrar sensação ao manusear texturas;
·Interagir com outras crianças;
·Imitar movimentos de bater palmas;
·Imitar movimentos de fazer tchau;
·Imitar movimentos de mandar beijo;
B) COMPORTAMENTAIS
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir água;
·Obedecer ordens simples;
·Esperar sua vez durante as atividades;
·Reduzir comportamento de jogar objetos ao chão;
·Permanecer sentada durante 15 minutos;
·Direcionar a atenção para a tarefa;
·Diminuir exploração sensorial (colocar objetos na boca);
·Reduzir comportamento de gritar e auto-mutilação quando frustrada;
·Reduzir a destrutividade nos momentos de realização das atividades;
·Reduzir agitação enquanto realiza atividades.
·Nos
momentos de agitação, oferecer dicas verbais e/ou gestuais para que a
aluna atente-se para a atividade que estava sendo realizada;
·Confeccionar atividades que sejam do interesse da aluna, para que permaneça sentada durante maior período de tempo;
C) OBJETIVOS PARA COMUNICAÇÃO
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir o que quer;
·Expressar-se com apoio dos cartões concretos;
·Pedir ajuda.
D) OBJETIVOS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
A aluna deverá ser capaz de:
·Caminhar corretamente ao lado da professora;
·Caminhar em ritmo apropriado;
·Sentar-se corretamente durante o lanche;
·Mastigar corretamente os alimentos;
·Alimentar-se com independência;
·Escovar os dentes com independência;
·Lavar as mãos;
·Secar as mãos;
·Despir-se com independência;
·Vestir-se com independência;
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o 2º Semestre
Frequência: 1 vez na semana – Toda segunda-feira
Tempo de Atendimento: 1 hora – Das 10:40h às 11:40h.
Composição do atendimento:
Individual / Em momentos que se fizer necessário a professora do AEE
convidará 1 ou 2 alunos do programa Segundo Tempo para participarem da
atividade com a educanda.
CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·Nome próprio;
·Expressão oral;
·Formas de comunicação;
·Leitura e apreciação de histórias;
·Músicas.
CONHECIMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO:
·Cores;
·Formas geométricas;
·Texturas;
NATUREZA E SOCIEDADE:
·Sequência temporal;
·Convívio em grupo;
·Alimentação;
·Esquema corporal;
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·Higiene pessoal (bucal, e durante as refeições);
·Independência na realização das A.V.Ds;
·Socialização.
MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE:
·Rasgadura;
·Colagem;
·Pintura livre;
·Coordenação viso-motora e motora fina;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
ATIVIDADE DE CUMPRIMENTOS, BOM DIA E DESPEDIDA DA MÃE:
Todos os dias ao
chegar para o atendimento realizaremos a atividade de chegada sendo
trabalhados alguns conceitos: primeiro cumprimentos (OLÁ, BOM DIA,
ABRAÇO NA PROFE...), OUVIR SEU nome e nome da mamãe, despedida da mãe
(TCHAU, ACENO COM A MÃO)
ATIVIDADE DE CHEGADA:
Diariamente sentar na
mesinha e através de CARTAZ DO TEMPO/ PAINEL DE BOM DIA participar da
identificação do tempo (sol, chuva, nublado) e socialização com a
professora da ficha adequada.A atividade será realizada através de
música cantada pela professora e aluna e da utilização do painel do bom
dia, no qual a aluna deverá identificar seu nome e imagem e expressar
como está o tempo por meio de figura. A atividade será realizada na
mesinha. Duração de 20 a 30 minutos.
“BOM DIA I..........,
COMO ESTÁ O DIA ?
HOJE TEM/ ESTÁ …. (SOL/ CHUVA/ NUBLADO)
APRENDENDO:
Esta atividade será realizada em qualquer momento que a aluna precisar
de ajuda para executar uma tarefa, ou seja, quando a aluna está em
processo de aprendizagem de um conteúdo acadêmico, bem como uma
habilidade comportamental ou motora, sendo que a professora dará o
auxílio necessário para que a aluna realize-a corretamente.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL:
A atividade será realizada diariamente, na sala de aula ou no pátio da
escola, com duração aproximada de 30 minutos. A aluna será estimulada em
sua percepção tátil, visual e auditiva, através do uso de materiais
diversificados. Serão trabalhadas também as habilidades de imitação,
percepção e integração mãos e olhar.
VAMOS RABISCAR?:
A atividade será realizada na mesinha de trabalho, quinzenalmente, com
duração aproximada de 20 a 30 minutos. Serão oferecidas à aluna
atividades em folha de sulfite ou cartolina, com utilização de diversos
materiais, como giz de cera, tinta guache, pápeis diversos com
diferentes texturas, cola colorida, entre outros, visando o contato
inicial da mesma com esses materiais de trabalho.
COMUNICAÇÃO:
A atividade será realizada na mesinha, com duração aproximada de 15
minutos, onde será estimulada a comunicação visual através de diversos
tipos de atividades, como leitura de livros infantis pela professora e
manuseio pela aluna, fantoches e figuras variadas.
ATIVIDADE EM PEQUENO GRUPO:
Atividade realizada na mesinha, com a participação de uma ou duas
crianças, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa atividade, serão
oferecidos blocos de montar, bolas, jogos de encaixe, carros, bonecas,
brinquedos diversos entre outros, favorecendo o lúdico e a interação com
outras crianças. Todos os alunos participarão juntos da atividade.
ESPERAR:
Momento no qual a aluna deverá permanecer no seu lugar (mesa de
trabalho), enquanto espera para realizar uma atividade. Poderá ficar com
algum objeto do seu interesse para evitar comportamentos inadequados
devido à ociosidade.
LANCHE: Atividade realizada no refeitório, uma vez ao mês, com duração de 15 minutos. Utilizaremos os talheres adaptados.
ESCOVAÇÃO:
A aluna terá alguns minutos destinados à sua higiene bucal, após o
lanche, sendo que a mesma será estimulada a realizá-la com
independência, podendo a professora auxiliar na aprendizagem tanto
verbalmente quanto fisicamente, enquanto necessário.
MÚSICA:
Atividade de ouvir, cantar, bater palmas no ritmo, seja em frente ao
espelho seja em frente ao computador.Será realizada quinzenalmente na
sala de recursos com a professora Andréa.
OUVIR MÚSICA: A atividade será realizada na sala. Serão colocados CDs de músicas infantis para que aluna aprimore a percepção auditiva.
TREINO DE RUA:
Esta atividade tem como objetivo ensinar a aluna a caminhar de forma
adequada na rua, desenvolvendo atenção e noção de perigo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Disponíveis na Unidade Escolar:
·Giz de cera
·Massa de modelar
·Cola
·Papel crepom
·Cola colorida
·Jogos pedagógicos
·Brinquedos diversos
·Livros infantis
·Instrumentos Muiscais
·Caneta hidrocor
·Barbante
·Pasta de dente
·Escova de dente
·Sabonete
·Toalha
Necessitam ser adquiridos:
Necessitam ser adquiridos:
·Bolas de borracha;
·Brinquedos que produzem sons;
·Tinta guache;
·Folhas de sulfite e cartolina;
·EVA
·Velcro
·Pistola de cola quente
·Refis de cola quente
· Papel laminado
·Palito de sorvete
·Palito de fósforo
·Durex colorido
Necessitam serem produzidos:
· Chocalhos;
·Fichas de Comunicação Alternativa;
·Cartaz do Tempo/ Bom Dia
Adequações de materiais:
·Engrossadores de lápis;
·Talheres adaptados ( aquisição da EU em 2011)
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·Professora de sala de aula;
·Agente de Atividade em Ed. Especial;
·Professora de Artes e Ed. Física;
·Colegas da turma;
·Equipe Técnico-pedagógica;
·Funcionários da escola (merendeiras, zeladoras...)
AVALIAÇÃO
A observação e
avaliação da educanda dar-se-á durante o desenvolvimento do trabalho,
verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os
objetivos, se necessário.
O processo avaliativo
será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento
individual do aluno, conforme critérios pré-estabelecidos. Serão utilizados os seguintes critérios de AVALIAÇÃO para o AEE:
Níveis de respostas aos objetivos propostos no bimestre:
ALCANÇOU – A / COR VERDE (quando a educanda demonstrar independência para tal objetivo, ou seja, houve a aprendizagem)
NECESSITA DE AUXÍLIO – N.A / COR AZUL (quando
a educanda conseguir atingir em determinados momentos os objetivos
propostos, porém somente com auxílio verbal e/ou gestual para a
habilidade avaliada)
NÃO ALCANÇOU – N.A / COR LARANJA (quando a aluna necessitar de auxílio físico parcial ou total para a execução da atividade).
Referências Bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário