Jogo de alfabetização para imprimir
Um ambiente motivador é fator importante para o início da alfabetização e, portanto, o professor deve propor práticas pedagógicas que reúnam elementos que estimulem a aprendizagem, onde o aluno possa realizar com prazer as tarefas que lhe são propostas.
Nesse sentido, os jogos são recursos bastante lúdicos quem podem auxiliar tanto o processo de aquisição de diversas habilidades.
Já sabemos que a criança não constrói sozinha sua alfabetização e para adquirir conhecimentos que propiciem a aquisição dos símbolos escritos é fundamental que haja intervenções e, na escola, o professor é o principal mediador, que pode enriquecer as aulas com tarefas que estimulantes, dentre elas, o lúdico. Neste sentido, o planejamento, a elaboração e a construção
dos materiais pedagógicos a serem utilizados no processo de alfabetização devem ser direcionados para conceitos escolares que possam favorecer o desenvolvimento dos alunos
A proposta desse jogo que segue apresenta-se como sugestão para o trabalho direto com alunos que podem se apropriar do sistema da escrita, identificando a grafia das sílabas e palavras. Dessa maneira, os jogos e brincadeiras podem ser modificados/adaptados de acordo com as necessidades dos alunos e/ou da turma
Alguns objetivos:
Identificar sons iniciais
Ler sílabas com autonomia;
Identificar a sílaba inicial em cada palavra;
Compreender a relação grafema/fonema nas sílabas;
Relacionar fala e escrita;
Dominar as correspondências entre sílabas ou grupos de sílabas e seu valor sonoro
Jogo de alfabetização para imprimir
Um ambiente motivador é fator importante para o início da alfabetização e, portanto, o professor deve propor práticas pedagógicas que reúnam elementos que estimulem a aprendizagem, onde o aluno possa realizar com prazer as tarefas que lhe são propostas.
Nesse sentido, os jogos são recursos bastante lúdicos quem podem auxiliar tanto o processo de aquisição de diversas habilidades.
Já sabemos que a criança não constrói sozinha sua alfabetização e para adquirir conhecimentos que propiciem a aquisição dos símbolos escritos é fundamental que haja intervenções e, na escola, o professor é o principal mediador, que pode enriquecer as aulas com tarefas que estimulantes, dentre elas, o lúdico. Neste sentido, o planejamento, a elaboração e a construção
dos materiais pedagógicos a serem utilizados no processo de alfabetização devem ser direcionados para conceitos escolares que possam favorecer o desenvolvimento dos alunos
A proposta desse jogo que segue apresenta-se como sugestão para o trabalho direto com alunos que podem se apropriar do sistema da escrita, identificando a grafia das sílabas e palavras. Dessa maneira, os jogos e brincadeiras podem ser modificados/adaptados de acordo com as necessidades dos alunos e/ou da turma
Alguns objetivos:
Identificar sons iniciais
Ler sílabas com autonomia;
Identificar a sílaba inicial em cada palavra;
Compreender a relação grafema/fonema nas sílabas;
Relacionar fala e escrita;
Dominar as correspondências entre sílabas ou grupos de sílabas e seu valor sonoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário