Vejam esta leitura e interpretação de texto - atividade interativa, que acabei de fazer, sobre um gatinho e um peixinho, para alunos do ensino fundamental I.
Com esta atividade interativa, os alunos vão ler a leitura e fazer os exercícios de interpretação de texto. Em seguida eles vão recortar cada página e colar todos os gatinhos, formando-se assim um livrinho.
- Dar o exemplo: a criança que vê os pais ou pessoas da família com o hábito de leitura, vai ver o exemplo e vai criar o gosto pela leitura.
- Incluir livros na rotina diária: os pais vão ler para a criança, desde bem pequena, antes de dormir, pois assim ela vai aprender a interpretar ilustrações, mesmo não sabendo ler. Ela vai aprender a manipular os livros e até inventar histórias.
- Falar sobre a importância de saber ler: é lendo que podemos ver novos horizontes e aprendemos a interpretar o mundo que nos cerca.
Estou criando estas atividades interativas diferentes, para que os alunos possam criar o gosto pela leitura
A leitura e interpretação fala sobre uma menina chamada Bianca, que gosta muito de estudar e está indo feliz para a escola.
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar
livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou
disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a
escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar
relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais
(de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes
anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a
continuidade do texto.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, adjetivos, unidades fonológicas como separação silábica, ortografia, formação de palavras e de frases.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, adjetivos, unidades fonológicas como separação silábica, ortografia, formação de palavras e de frases.
Vejam esta leitura e interpretação de texto - atividade interativa, que acabei de fazer, sobre um gatinho e um peixinho, para alunos do ensino fundamental I.
Com esta atividade interativa, os alunos vão ler a leitura e fazer os exercícios de interpretação de texto. Em seguida eles vão recortar cada página e colar todos os gatinhos, formando-se assim um livrinho.
- Dar o exemplo: a criança que vê os pais ou pessoas da família com o hábito de leitura, vai ver o exemplo e vai criar o gosto pela leitura.
- Incluir livros na rotina diária: os pais vão ler para a criança, desde bem pequena, antes de dormir, pois assim ela vai aprender a interpretar ilustrações, mesmo não sabendo ler. Ela vai aprender a manipular os livros e até inventar histórias.
- Falar sobre a importância de saber ler: é lendo que podemos ver novos horizontes e aprendemos a interpretar o mundo que nos cerca.
Estou criando estas atividades interativas diferentes, para que os alunos possam criar o gosto pela leitura
A leitura e interpretação fala sobre uma menina chamada Bianca, que gosta muito de estudar e está indo feliz para a escola.
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar
livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou
disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a
escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar
relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais
(de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes
anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a
continuidade do texto.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, adjetivos, unidades fonológicas como separação silábica, ortografia, formação de palavras e de frases.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, adjetivos, unidades fonológicas como separação silábica, ortografia, formação de palavras e de frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário