Considerada a capacidade de
se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal
consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas,
aliterações, sílabas e fonemas.
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
A Quadrinha é um tipo espécie de trova de cunho popular típica do Brasil. Suas letras são formadas geralmente por quatro versos, de sete sílabas cada um. Quadrinhas são muito usadas em provérbios populares, adivinhas e desafios.
As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares. As rimas costumam aparecer no 2º e no 4º versos. Por se tratar de textos curtos, mas repletos de jogos sonoros e semânticos entre as palavras, é um gênero textual muito indicado para o trabalho com essa faixa etária.
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
A Quadrinha é um tipo espécie de trova de cunho popular típica do Brasil. Suas letras são formadas geralmente por quatro versos, de sete sílabas cada um. Quadrinhas são muito usadas em provérbios populares, adivinhas e desafios.
As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares. As rimas costumam aparecer no 2º e no 4º versos. Por se tratar de textos curtos, mas repletos de jogos sonoros e semânticos entre as palavras, é um gênero textual muito indicado para o trabalho com essa faixa etária.
Oportunidades de leitura e escrita de forma autônoma pelos alunos são
atividades possíveis com esse tipo de texto.
Habilidades da BNCC:
•(EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.
•(EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto.
•(EF02LP42) Identificar recursos rítmicos e sonoros e o efeito de sentido de metáforas, em textos versificados.
•(EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto.
•(EF02LP42) Identificar recursos rítmicos e sonoros e o efeito de sentido de metáforas, em textos versificados.
•(EF02LP48) Ouvir, com atenção e interesse, a leitura feita pelo professor, ou ler, de forma autônoma,
textos literários, e expressar preferências por gêneros, temas e autores.
Objetivos de ensino e aprendizagem
• Ler quadrinhas, oral e silenciosamente, de forma autônoma.
• Localizar informações explícitas nos textos e inferir o significado de metáforas, palavras e expressões a
partir do contexto.
• Elaborar quadrinhas com palavras que rimam, considerando as relações entre segmentos sonoros e significados das palavras.
• Ler quadrinhas escritas com letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e escrevê-las separando uma palavra da outra.
Objetos de conhecimento:
Objetos de conhecimento:
• Localização de informações em textos.
• Reflexão sobre o léxico do texto.
• Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônicos e semânticos.
• Apreciação de texto literário.
Estas são as quadrinhas da letra U a Z. Fique atento nas outras.
Estas são as quadrinhas da letra U a Z. Fique atento nas outras.
São atividades de consciência fonológica,
com quadrinhas de todas as letras do alfabeto, para que os alunos
possam observar a segmentação da escrita e as rimas existentes.
Considerada a capacidade de
se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal
consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas,
aliterações, sílabas e fonemas.
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
A Quadrinha é um tipo espécie de trova de cunho popular típica do Brasil. Suas letras são formadas geralmente por quatro versos, de sete sílabas cada um. Quadrinhas são muito usadas em provérbios populares, adivinhas e desafios.
As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares. As rimas costumam aparecer no 2º e no 4º versos. Por se tratar de textos curtos, mas repletos de jogos sonoros e semânticos entre as palavras, é um gênero textual muito indicado para o trabalho com essa faixa etária.
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
A Quadrinha é um tipo espécie de trova de cunho popular típica do Brasil. Suas letras são formadas geralmente por quatro versos, de sete sílabas cada um. Quadrinhas são muito usadas em provérbios populares, adivinhas e desafios.
As quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo, conhecidas também como poesias populares. As rimas costumam aparecer no 2º e no 4º versos. Por se tratar de textos curtos, mas repletos de jogos sonoros e semânticos entre as palavras, é um gênero textual muito indicado para o trabalho com essa faixa etária.
Oportunidades de leitura e escrita de forma autônoma pelos alunos são
atividades possíveis com esse tipo de texto.
Habilidades da BNCC:
•(EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.
•(EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto.
•(EF02LP42) Identificar recursos rítmicos e sonoros e o efeito de sentido de metáforas, em textos versificados.
•(EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou texto.
•(EF02LP42) Identificar recursos rítmicos e sonoros e o efeito de sentido de metáforas, em textos versificados.
•(EF02LP48) Ouvir, com atenção e interesse, a leitura feita pelo professor, ou ler, de forma autônoma,
textos literários, e expressar preferências por gêneros, temas e autores.
Objetivos de ensino e aprendizagem
• Ler quadrinhas, oral e silenciosamente, de forma autônoma.
• Localizar informações explícitas nos textos e inferir o significado de metáforas, palavras e expressões a
partir do contexto.
• Elaborar quadrinhas com palavras que rimam, considerando as relações entre segmentos sonoros e significados das palavras.
• Ler quadrinhas escritas com letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e escrevê-las separando uma palavra da outra.
Objetos de conhecimento:
Objetos de conhecimento:
• Localização de informações em textos.
• Reflexão sobre o léxico do texto.
• Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônicos e semânticos.
• Apreciação de texto literário.
Estas são as quadrinhas da letra U a Z. Fique atento nas outras.
Estas são as quadrinhas da letra U a Z. Fique atento nas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário