"Deixo renascer em cada aula a criança que brinca comigo,
para fazer brincar tantas outras crianças."
( Raul Ferreira Neto - Recreação na escola)
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil, faixa etária entre 02 e 05 anos.
Justificativa: O projeto Recreação na Educação infantil nasce de um
profundo desejo de valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos
de interação, onde o aprendizado ocorra, sim, porém de modo dinâmico,
vivo. Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que
podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam,
se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque
brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a
criança, brincar é coisa séria. É brincando que ela adquire e forma
conceitos, é brincando que ela começa a interagir e a socializar-se. São
as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e
analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que
fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.
Desde noções espaço-temporais até identidade, socialização, tudo está
envolvido nos jogos e brincadeiras, na recreação em si. Por isso o
amplo desenvolvimento pessoal e social que pode ser alcançado durante os
jogos.
É de extrema importância que durante os jogos e brincadeiras a
criança tenha autonomia ou a desenvolva, que a interferência do adulto
seja o mais reduzida possível e se permita à criança expressar-se,
posicionar-se, ter iniciativa.
Declaração Universal dos Direitos da Criança: "... A criança deve
ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades
recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela
educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por
favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da
criança, 1959)
Brincar,
portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim
como faz parte do processo de formação do ser humano.
"A
esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um
amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se
preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do
mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma
nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA,1987,p.195)
As atividades desenvolvidas no projeto devem estar de acordo com a
faixa etária de cada grupo e com o espaço disponível. O interesse do
grupo é fundamental e as regras de cada brincadeira ou jogo devem ser
muito bem explicadas, de modo que ao início do mesmo as crianças possam
interagir com o mínimo de interferência possível.
OBJETIVOS DO PROJETO:
- Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
- Despertar a livre iniciativa;
- Estimular o convívio e a socialização;
- Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço-temporais;
- Cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe;
- Explorar espaços, movimentos, expressões corporais;
- Expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras;
- Seguir regras durante jogos e brincadeiras;
Sugestões de atividades de acordo com cada faixa etária:
APROXIMADAMENTE O a 2 ANOS
Características:
- Egocentrismo;
- Descoberta: Tato, movimento, formas, pessoas, texturas, reproduzir sons, engatinhar, andar;
- Coordenação Motora: Abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação.
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar);
Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
APROXIMADAMENTE 2 a 4 ANOS
Características:
- Continuam as características anteriores;
- Fantasia e Invenção;
- Criatividade
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras sem regras;
Brincadeiras com poucas regras simples;
Utilização das formas básicas de movimento (andar, correr, saltar, rolar etc.);
Estimulação;
Representação (imitações de situações conhecidas: escolinha, casinha)
APROXIMADAMENTE 4 a 6 ANOS
Características:
- Muita movimentação;
- Começa a aceitar regras e a compreendê-las;
- Maior atenção e concentração;
- Interesse por números, letras, palavras e seus significados;
- O grupo começa a ter importância.
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras com ou sem regras;
Atividades de muita movimentação;
Representação.
Sugestões de jogos e brincadeiras a serem realizados durante o projeto:
CARRINHO MALUCO
A
mesma formação anterior, sendo que o aluno que está à frente será o
carrinho, o que está atrás, o motorista. Este "carro" se locomoverá da
seguinte forma: quando o motorista colocar o seu dedo indicador na parte
superior "das costas", do carro este irá andar para frente, e, ao
retirar o dedo, o carro ficará parado. Para dobrar à direita ou à
esquerda, basta colocar a mão no ombro direito ou esquerdo do carro.
Para a ré, colocam-se as duas mãos, uma em cada " ombro" do carrinho.
Depois, trocam-se as posições.
O FOTÓGRAFO E O MODELO
Um aluno será o fotógrafo, que deverá fotografar, de forma bem dinâmica,
o modelo em várias situações (praticando esportes, na praia, na
passarela, a escolha do próprio modelo e etc.). Diga aos alunos que
tanto fotógrafo quanto modelo são muito criativos e de nível
internacional.
PIQUE COLA AMERICANO
O aluno pegador corre atrás dos demais; aqueles que forem pegos deverão
ficar "colados", com as pernas afastadas. O pegador continua "colando" e
os colegas que estiverem livres, deverão passar por baixo das pernas
deles, salvando-os.
AVIÃO
O pegador não poderá pegar os colegas que estiverem na posição de um avião (exercício de ginástica olímpica).
TARTARUGA
O pegador não poderá pegar os colegas que estiverem na posição de
tartaruga, em decúbito dorsal, porém mexendo os membros superiores e
inferiores. O aluno pego passa a ser o pegador.
EU ESTOU ASSIM
Dois círculos, um interno, outro externo. Os alunos do círculo interno
ficarão com os olhos fechados, os do círculo externo irão "modelar" o
corpo dos colegas, fazendo lindas poses. Depois, irão procurar um espaço
e farão com o seu corpo a mesma pose que fizeram com o corpo do seu
companheiro; estes, ao sinal do professor, abrirão os olhos e irão
descobrir quem os "modelou". A seguir, trocam-se os círculos. Esta
atividade é ótima para a educação infantil!
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas.
Toca
do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas
crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do
professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um.
Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De
onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e
o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir
de onde vem o cheiro.
Dentro
e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as
crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor
poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os
alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles
irão ficar apertados.
Arremesso:
O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças
deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O
professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar
mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico
explicativo.
Pneus:
Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e
fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem
consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo
cair.
Que
som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e
fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas,
brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa
Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar
para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que
possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições
do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega
Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços
ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos
deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço
delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não
foram pegas.
Muitos outros jogos e brincadeiras poderão ser realizados.
Avaliação: Serão
avaliados os espaços destinados a recreação, os jogos escolhidos e
todas as atividades realizadas e se os objetivos propostos foram
alcançados plenamente. Pode-se realizar o preenchimento de um
questionário de avaliação, assim como também uma reunião de avaliação,
durante a qual cada um possa sugerir melhorias para um novo provável
projeto.
BIBLIOGRAFIA:
- RECREAÇÃO NA ESCOLA, Raul Ferreira Neto.
- ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
- O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, artigo de Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC na Faculdade de Educação - FACED no Curso de Educação Física. Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos - LABRINJO da UFC. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa, ensino, estágio e extensão na Faculdade de Educação - FACED/UFC. Facilitador de jogos cooperativos na Educação Física. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI.
Autor: Elizabeth Freitas
"Deixo renascer em cada aula a criança que brinca comigo,
para fazer brincar tantas outras crianças."
( Raul Ferreira Neto - Recreação na escola)
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil, faixa etária entre 02 e 05 anos.
Justificativa: O projeto Recreação na Educação infantil nasce de um
profundo desejo de valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos
de interação, onde o aprendizado ocorra, sim, porém de modo dinâmico,
vivo. Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que
podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam,
se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque
brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a
criança, brincar é coisa séria. É brincando que ela adquire e forma
conceitos, é brincando que ela começa a interagir e a socializar-se. São
as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e
analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que
fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.
Desde noções espaço-temporais até identidade, socialização, tudo está
envolvido nos jogos e brincadeiras, na recreação em si. Por isso o
amplo desenvolvimento pessoal e social que pode ser alcançado durante os
jogos.
É de extrema importância que durante os jogos e brincadeiras a
criança tenha autonomia ou a desenvolva, que a interferência do adulto
seja o mais reduzida possível e se permita à criança expressar-se,
posicionar-se, ter iniciativa.
Declaração Universal dos Direitos da Criança: "... A criança deve
ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades
recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela
educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por
favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da
criança, 1959)
Brincar,
portanto, é essencial para a saúde física e mental das crianças, assim
como faz parte do processo de formação do ser humano.
"A
esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um
amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se
preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do
mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma
nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA,1987,p.195)
As atividades desenvolvidas no projeto devem estar de acordo com a
faixa etária de cada grupo e com o espaço disponível. O interesse do
grupo é fundamental e as regras de cada brincadeira ou jogo devem ser
muito bem explicadas, de modo que ao início do mesmo as crianças possam
interagir com o mínimo de interferência possível.
OBJETIVOS DO PROJETO:
- Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
- Despertar a livre iniciativa;
- Estimular o convívio e a socialização;
- Estimular o raciocínio e a lógica, assim como o desenvolvimento das noções espaço-temporais;
- Cooperar com o outro e desenvolver espírito de equipe;
- Explorar espaços, movimentos, expressões corporais;
- Expressar-se e posicionar-se durante jogos e brincadeiras;
- Seguir regras durante jogos e brincadeiras;
Sugestões de atividades de acordo com cada faixa etária:
APROXIMADAMENTE O a 2 ANOS
Características:
- Egocentrismo;
- Descoberta: Tato, movimento, formas, pessoas, texturas, reproduzir sons, engatinhar, andar;
- Coordenação Motora: Abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação.
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar);
Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
APROXIMADAMENTE 2 a 4 ANOS
Características:
- Continuam as características anteriores;
- Fantasia e Invenção;
- Criatividade
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras sem regras;
Brincadeiras com poucas regras simples;
Utilização das formas básicas de movimento (andar, correr, saltar, rolar etc.);
Estimulação;
Representação (imitações de situações conhecidas: escolinha, casinha)
APROXIMADAMENTE 4 a 6 ANOS
Características:
- Muita movimentação;
- Começa a aceitar regras e a compreendê-las;
- Maior atenção e concentração;
- Interesse por números, letras, palavras e seus significados;
- O grupo começa a ter importância.
Tipos de atividades adequadas:
Brincadeiras com ou sem regras;
Atividades de muita movimentação;
Representação.
Sugestões de jogos e brincadeiras a serem realizados durante o projeto:
CARRINHO MALUCO
A
mesma formação anterior, sendo que o aluno que está à frente será o
carrinho, o que está atrás, o motorista. Este "carro" se locomoverá da
seguinte forma: quando o motorista colocar o seu dedo indicador na parte
superior "das costas", do carro este irá andar para frente, e, ao
retirar o dedo, o carro ficará parado. Para dobrar à direita ou à
esquerda, basta colocar a mão no ombro direito ou esquerdo do carro.
Para a ré, colocam-se as duas mãos, uma em cada " ombro" do carrinho.
Depois, trocam-se as posições.
O FOTÓGRAFO E O MODELO
Um aluno será o fotógrafo, que deverá fotografar, de forma bem dinâmica,
o modelo em várias situações (praticando esportes, na praia, na
passarela, a escolha do próprio modelo e etc.). Diga aos alunos que
tanto fotógrafo quanto modelo são muito criativos e de nível
internacional.
PIQUE COLA AMERICANO
O aluno pegador corre atrás dos demais; aqueles que forem pegos deverão
ficar "colados", com as pernas afastadas. O pegador continua "colando" e
os colegas que estiverem livres, deverão passar por baixo das pernas
deles, salvando-os.
AVIÃO
O pegador não poderá pegar os colegas que estiverem na posição de um avião (exercício de ginástica olímpica).
TARTARUGA
O pegador não poderá pegar os colegas que estiverem na posição de
tartaruga, em decúbito dorsal, porém mexendo os membros superiores e
inferiores. O aluno pego passa a ser o pegador.
EU ESTOU ASSIM
Dois círculos, um interno, outro externo. Os alunos do círculo interno
ficarão com os olhos fechados, os do círculo externo irão "modelar" o
corpo dos colegas, fazendo lindas poses. Depois, irão procurar um espaço
e farão com o seu corpo a mesma pose que fizeram com o corpo do seu
companheiro; estes, ao sinal do professor, abrirão os olhos e irão
descobrir quem os "modelou". A seguir, trocam-se os círculos. Esta
atividade é ótima para a educação infantil!
Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas.
Toca
do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas
crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do
professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um.
Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De
onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e
o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir
de onde vem o cheiro.
Dentro
e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as
crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor
poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os
alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles
irão ficar apertados.
Arremesso:
O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças
deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O
professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar
mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico
explicativo.
Pneus:
Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e
fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem
consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo
cair.
Que
som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e
fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas,
brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa
Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar
para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que
possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições
do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega
Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços
ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos
deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço
delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não
foram pegas.
Muitos outros jogos e brincadeiras poderão ser realizados.
Avaliação: Serão
avaliados os espaços destinados a recreação, os jogos escolhidos e
todas as atividades realizadas e se os objetivos propostos foram
alcançados plenamente. Pode-se realizar o preenchimento de um
questionário de avaliação, assim como também uma reunião de avaliação,
durante a qual cada um possa sugerir melhorias para um novo provável
projeto.
BIBLIOGRAFIA:
- RECREAÇÃO NA ESCOLA, Raul Ferreira Neto.
- ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
- O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, artigo de Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC na Faculdade de Educação - FACED no Curso de Educação Física. Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos - LABRINJO da UFC. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa, ensino, estágio e extensão na Faculdade de Educação - FACED/UFC. Facilitador de jogos cooperativos na Educação Física. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI.
Autor: Elizabeth Freitas
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