Ditado doce! Atividades doces com a abelhinha!





  • Fiz este ditado doce com a minha turma de Alfabetização e fotografei para que vocês pudessem levar a idéia para suas turminhas.
  • Primeiro, assistimos ao vídeo Bee Movie, a história de uma abelha.
  • Conversamos sobre o filme...
  • No quadro, escrevi a palavra ABELHA, falamos o nome de cada letrinha e a seguir os alunos disseram coisas que começam com aquelas letras.
  • Fizemos fixação dos fonemas v,d,l,m do método da abelhinha, de acordo com palavrinhas retiradas do filme. Se você utiliza outro método, pode retirar outras palavras do filme que estejam de acordo com os sons ou sílabas que você esteja trabalhando ou fixando.
  • Colei uma palavrinha em cada pirulito. Coloquei os pirulitos sobre a mesa. Veja como ficou: 


  • Montei uma página para a atividade. Esta aqui:
  • O ditado funciona assim: o aluninho vai a mesa, pega um pirulito, lê a palavrinha para a turma. É claro que damos uma salva de palmas para o aluno! O professor pode auxiliar quem estiver com dificuldades para ler, a fim de que não fique constrangido a frente da turma.
  • Em seguida, todos anotam a palavra lida.
  • Passa-se para outro aluno e assim sucessivamente, até que todos tenham lido e estejam com o seu pirulito. 
  • É uma forma de tornar a escrita de palavras prazerosa, ao invés do ditado igual e simples de todos os dias, tornar esse momento mais agradável. Abaixo, a foto do aluninho lendo a palavrinha para a turma:

 

  • Abaixo, algumas atividades que criei, dentro da temática. O fechamento das atividades se deu com a montagem de uma abelhinha recortada, colorida, montada pela própria turma, sem molde, para exposição no mural. Afinal, estamos no Projeto Artes Plásticas! Eles gostaram muito!! Profª Elizabeth









  • Fiz este ditado doce com a minha turma de Alfabetização e fotografei para que vocês pudessem levar a idéia para suas turminhas.
  • Primeiro, assistimos ao vídeo Bee Movie, a história de uma abelha.
  • Conversamos sobre o filme...
  • No quadro, escrevi a palavra ABELHA, falamos o nome de cada letrinha e a seguir os alunos disseram coisas que começam com aquelas letras.
  • Fizemos fixação dos fonemas v,d,l,m do método da abelhinha, de acordo com palavrinhas retiradas do filme. Se você utiliza outro método, pode retirar outras palavras do filme que estejam de acordo com os sons ou sílabas que você esteja trabalhando ou fixando.
  • Colei uma palavrinha em cada pirulito. Coloquei os pirulitos sobre a mesa. Veja como ficou: 


  • Montei uma página para a atividade. Esta aqui:
  • O ditado funciona assim: o aluninho vai a mesa, pega um pirulito, lê a palavrinha para a turma. É claro que damos uma salva de palmas para o aluno! O professor pode auxiliar quem estiver com dificuldades para ler, a fim de que não fique constrangido a frente da turma.
  • Em seguida, todos anotam a palavra lida.
  • Passa-se para outro aluno e assim sucessivamente, até que todos tenham lido e estejam com o seu pirulito. 
  • É uma forma de tornar a escrita de palavras prazerosa, ao invés do ditado igual e simples de todos os dias, tornar esse momento mais agradável. Abaixo, a foto do aluninho lendo a palavrinha para a turma:

 

  • Abaixo, algumas atividades que criei, dentro da temática. O fechamento das atividades se deu com a montagem de uma abelhinha recortada, colorida, montada pela própria turma, sem molde, para exposição no mural. Afinal, estamos no Projeto Artes Plásticas! Eles gostaram muito!! Profª Elizabeth






Nenhum comentário:

Postar um comentário