20 GRANDES EDUCADORES!!
Por Victor Lima
Com informações da Revista Nova Escola
Você
sabe quem foi o primeiro pedagogo? Quem inventou a escola pública no
Brasil? O criador dos jardins de infância? Logo abaixo responderemos
essas e outras curiosidades desses grandes estudiosos que contribuíram
de alguma forma para a educação atual.
Comênio
Considerado
o pai da didática moderna, o filósofo tcheco combateu o sistema
medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro
teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança
John Dewey
Foi um pensador que pôs a prática em foco, o filósofo
norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como
instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças
Hannah Arendt
Arendt é a voz de apoio à autoridade do professor. Para a cientista política, os adultos devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas desconhecem
Émile Durkheim
Durkheim foi o criador da sociologia da educação. Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social
Édouard Claparède
Foi um pioneiro da psicologia infantil. Édouard
Claparède cientista suíço defendia a necessidade de estudar o
funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse
ativo pelo conhecimento
Ovide Decroly
Decroly foi o primeiro a tratar o saber de forma única. O médico e educador belga defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo
Florestan Fernandes
Fernandes defendia o ensino democrático. O
sociólogo não só refletiu sobre a escola brasileira, apontando seu
caráter elitista, como atuou pessoalmente em defesa da educação para
todos
Célestin Freinet
Mestre do trabalho e do bom senso, o educador
francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o
jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e
democrática
Howard Gardner
Conhecido como o cientista das inteligências múltiplas. A
idéia de que existem várias aptidões além do raciocínio
lógico-matemático, apresentada pelo psicólogo, causou grande impacto nos
meios pedagógicos
Emilia Ferreiro
O nome que revolucionou a alfabetização. A
psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as
crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever
radicalmente seus métodos
Paulo Freire
O mentor da educação para a consciência e mais
célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia
como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder
transformá-lo
Friedrich Froebel
Pode ser considerado o formador das crianças pequenas. Criador
dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o
aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da
prática
Herbart
Responsável por organizar a pedagogia como ciência, o filósofo
alemão do século 19 inaugurou a análise sistemática da educação e
mostrou a importância da psicologia na teorização do ensino
Maria Montessori
A médica que valorizou o aluno. Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós
Platão
Considerado o primeiro pedagogo, o filósofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude
Pestalozzi
Foi o teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança
Jean Piaget
O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. O
cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças
ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio
aprendizado
Anísio Teixeira
Foi o inventor da escola pública no Brasil. O
educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino
brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado
Lev Vygotsky
Considerado o teórico do ensino como processo social, a obra
do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das
crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea
Henri Wallon
O
educador integral. Militante apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo
francês mostrou que as crianças têm também corpo e emoções (e não
apenas cabeça) na sala de aula
FONTE: http://atividadeseinfantil.blogspot.com.br/2016/07/20-educadores-que-todo-estudante-de.html
20 GRANDES EDUCADORES!!
Por Victor Lima
Com informações da Revista Nova Escola
Você
sabe quem foi o primeiro pedagogo? Quem inventou a escola pública no
Brasil? O criador dos jardins de infância? Logo abaixo responderemos
essas e outras curiosidades desses grandes estudiosos que contribuíram
de alguma forma para a educação atual.
Comênio
Considerado
o pai da didática moderna, o filósofo tcheco combateu o sistema
medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro
teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança
John Dewey
Foi um pensador que pôs a prática em foco, o filósofo
norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como
instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças
Hannah Arendt
Arendt é a voz de apoio à autoridade do professor. Para a cientista política, os adultos devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas desconhecem
Émile Durkheim
Durkheim foi o criador da sociologia da educação. Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social
Édouard Claparède
Foi um pioneiro da psicologia infantil. Édouard
Claparède cientista suíço defendia a necessidade de estudar o
funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse
ativo pelo conhecimento
Ovide Decroly
Decroly foi o primeiro a tratar o saber de forma única. O médico e educador belga defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo
Florestan Fernandes
Fernandes defendia o ensino democrático. O
sociólogo não só refletiu sobre a escola brasileira, apontando seu
caráter elitista, como atuou pessoalmente em defesa da educação para
todos
Célestin Freinet
Mestre do trabalho e do bom senso, o educador
francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o
jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e
democrática
Howard Gardner
Conhecido como o cientista das inteligências múltiplas. A
idéia de que existem várias aptidões além do raciocínio
lógico-matemático, apresentada pelo psicólogo, causou grande impacto nos
meios pedagógicos
Emilia Ferreiro
O nome que revolucionou a alfabetização. A
psicolinguista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as
crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever
radicalmente seus métodos
Paulo Freire
O mentor da educação para a consciência e mais
célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia
como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder
transformá-lo
Friedrich Froebel
Pode ser considerado o formador das crianças pequenas. Criador
dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o
aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da
prática
Herbart
Responsável por organizar a pedagogia como ciência, o filósofo
alemão do século 19 inaugurou a análise sistemática da educação e
mostrou a importância da psicologia na teorização do ensino
Maria Montessori
A médica que valorizou o aluno. Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós
Platão
Considerado o primeiro pedagogo, o filósofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude
Pestalozzi
Foi o teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança
Jean Piaget
O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. O
cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças
ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio
aprendizado
Anísio Teixeira
Foi o inventor da escola pública no Brasil. O
educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino
brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado
Lev Vygotsky
Considerado o teórico do ensino como processo social, a obra
do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das
crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea
Henri Wallon
O
educador integral. Militante apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo
francês mostrou que as crianças têm também corpo e emoções (e não
apenas cabeça) na sala de aula
FONTE: http://atividadeseinfantil.blogspot.com.br/2016/07/20-educadores-que-todo-estudante-de.html
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